Metro de Lisboa divulga informação sobre a nova estação de Campo de Ourique

Entrega em mão de folheto informativo sobre a nova estação de Campo de Ourique

Jardim da Parada manterá todas as suas caraterísticas, depois das obras de construção da estação de Campo de Ourique

Nos dias 25 e 26 de outubro teve lugar, em Campo de Ourique, uma campanha de rua para a divulgação de informação sobre a construção da futura estação de Campo de Ourique, uma das estações a ser construída no âmbito da expansão da linha Vermelha a Alcântara.

A ação consistiu na distribuição de um folheto com informação sobre a construção da futura estação, a localização dos seus acessos, a informação sobre os parques infantis e esclarecimentos sobre a estrutura arbórea no Jardim da Parada.

A distribuição dos folhetos teve lugar no Jardim da Parada e nos quarteirões circundantes ao jardim. Paralelamente o folheto foi, também, distribuído em todas as caixas de correio dos fregueses e comércios nos arredores do jardim da Parada, em Campo de Ourique.

Construção da estação

  • Profundidade: 35 metros e será construída em túnel;
  • Estaleiro: ocupará somente 15% da área total do jardim e será montado onde hoje se encontram as instalações sanitárias;
  • 2 elevadores: serão as únicas estruturas emergentes no jardim quando a estação abrir ao público e ficarão localizados onde hoje se encontram as instalações sanitárias.

Acessos da estação

  • Um acesso na Rua Almeida e Sousa e outro na Rua Francisco Metrass;
  • A localização destes acessos potencia a ligação às zonas do bairro de Campo de Ourique de maior densidade habitacional, de serviços e de atividade social.

2 Parques infantis

  • Na fase de execução de obra e por questões de segurança, o espaço infantil existente no Jardim da Parada será relocalizado noutra zona da freguesia, a definir pela autarquia;
  • Concluída a obra, mantém-se ativo o novo parque e será reposto e modernizado o parque localizado no Jardim da Parada.

Estrutura arbórea

  • Não serão abatidas espécies protegidas ou centenárias;
  • A construção da estação no subsolo do jardim não terá qualquer interferência com o enraizamento das espécies arbóreas existentes já que, tendo em consideração o seu porte e idade, as mesmas terão uma profundidade máxima de enraizamento de cerca de 6 metros e a perfuração do túnel ocorrerá a uma profundidade de 35 metros;
  • O estaleiro para o poço de ataque (local onde entrará a maquinaria para perfurar o túnel e sairão as terras) implicará a retirada de seis lodãos, espécies não classificadas. No final da obra, o jardim manterá 6 lodãos: serão repostos no mesmo local dos anteriores, e os outros 2 serão plantados noutro local do jardim;
  • Os 3 exemplares arbóreos classificados existentes terão garantida uma zona de proteção de 20 metros de raio, bem como o acompanhamento ambiental do estado desses exemplares;
  • O Metro de Lisboa plantará 50 novas árvores na freguesia de Campo de Ourique, em local a definir entre a CML e a Junta de Freguesia.