Neste momento o projeto de expansão da linha Vermelha recebeu da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) a Declaração de Impacto Ambiental (DIA) favorável, condicionada ao cumprimento dos termos e condições impostas no documento para o “Prolongamento da linha Vermelha São Sebastião – Alcântara”.
As condicionantes e as medidas de minimização apresentadas pela APA não colocam em causa o traçado oportunamente submetido a Procedimento de Avaliação de Impacte Ambiental e publicamente divulgado, pelo que o Metropolitano de Lisboa dará continuidade ao investimento, nesta fase, através da preparação do procedimento de Contratação Pública com Publicidade Internacional da Empreitada de Conceção e Construção da Extensão da Linha Vermelha a Alcântara.
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Prolongamento da linha Vermelha São Sebastião/Alcântara
Este prolongamento irá servir a parte ocidental da cidade de Lisboa, que carece de um serviço de transporte público pesado. Servirá zonas com forte atração e geração de viagens, com significativa densidade habitacional e de emprego, escolas, comércio e serviços, assim como alvo de grande reabilitação urbanística, como é exemplo a zona de Alcântara.
Terá uma extensão de cerca de 4 km e quatro novas estações: Amoreiras/Campolide, Campo de Ourique, Infante Santo e Alcântara, onde fará a ligação à futura Linha Intermodal Sustentável, promovendo a ligação ao concelho de Oeiras (LIOS Ocidental).
O investimento calculado neste prolongamento da Linha Vermelha encontra-se previsto no Plano de Recuperação e Resiliência 2021-2026 e conta com um investimento europeu de 304 milhões de euros. Considerando a análise a 30 anos, os benefícios gerados por este projeto ascendem a 1.047 milhões de euros.
A operacionalização desta extensão da Linha Vermelha do ML exigirá que, em paralelo, conforme previsto no investimento em vias de contratualização com a Missão Recuperar Portugal seja instalado o novo sistema de sinalização (CBTC – Communications-based train control) entre as estações Oriente e São Sebastião, bem como a instalação do referido sistema de sinalização em 41 unidades triplas existentes, no valor global de 24 milhões de euros.
O concurso para esta empreitada foi lançado no dia 27 de janeiro de 2023. A expetativa é que esta extensão da Linha Vermelha seja uma realidade em 2025/ 2026.

Procura das 4 novas estações da linha Vermelha
Estima-se que a procura diária captada nas quatro estações que integram este prolongamento corresponderá a um acréscimo de 4,7% de clientes em toda a rede, cerca de 87,8% do acréscimo de procura estimado corresponde aos atuais utilizadores do transporte coletivo.
A procura captada ao segmento dos atuais utilizadores de transporte individual representa 11,8%, correspondendo a menos 3,7 mil viaturas individuais a circular diariamente.
Com ganhos de tempos de 72%, dos quais 53,2% correspondem aos atuais utilizadores.
Considerando a análise a 30 anos, as emissões evitadas ascenderão a 175,6 mil ton de CO2, as poupanças energéticas ascenderão a 29,2 mil tep.
Estima-se, ainda, que a transferência de passageiros dos modos rodoviários para o Metro de Lisboa permitirá evitar a emissão de 6,2 mil t de CO2 equivalente (CO2) no 1º ano de operação.