Modernização
O projeto de Modernização da rede do Metropolitano de Lisboa prevê um investimento de 114,5 milhões de euros num novo sistema de sinalização ferroviária CBTC (Communications-Based Train Control) nas linhas Azul, Verde e Amarela, que inclui a aquisição de 14 novas unidades triplas (42 carruagens). Está ainda prevista a adaptação de 70 unidades triplas existentes ao novo sistema de sinalização.
Investimento na Modernização
114,5milhões de euros |
||
Novosistema de sinalização – Communications – Based Train Control (CBTC) |
14novas unidades triplas
|
70unidades triplas
|
Vantagens
- Nos novos comboios:
- melhor acessibilidade para clientes de mobilidade condicionada
- Sistema de comunicação com os clientes com informação variável e flexível
- Sistemas de segurança e videovigilância mais modernos
- Sistema avançado de supervisão técnica do comboio em linha
- Melhoria da oferta de comboios e qualidade de serviço do Metropolitano de Lisboa
- Maior velocidade de circulação dos comboios
Novas carruagens
As carruagens terão janelas amplas, painéis de portas e áreas de intercirculação com elevado espaço livre, que possibilitarão que as entradas e saídas se efetuem de forma expedita.
O salão de passageiros também estará concebido para maximizar o espaço disponível, cumprindo, ao mesmo tempo, os requisitos dos lugares sentados, cuja distribuição será feita com base numa disposição longitudinal.
O fornecimento das novas carruagens terá entregas faseadas entre abril e outubro de 2024.
Novo sistema de sinalização
A aposta nos novos sistemas CBTC (Communications-Based Train Control), substituindo um sistema obsoleto da década de 70, vai permitir um controlo contínuo do movimento dos comboios e um aumento da frequência e da regularidade dos mesmos, garantindo, de um modo mais eficaz, a oferta de comboios em número e frequências mais adaptados às necessidades do serviço público e com segurança acrescida.
Estas novas aquisições representam um salto qualitativo na operação, na programação e na gestão da rede do Metropolitano de Lisboa que permitirão melhorar a qualidade do serviço prestado.