Modernização

O projeto de Modernização da rede do Metropolitano de Lisboa prevê um investimento de 114,5 milhões de euros num novo sistema de sinalização ferroviária CBTC (Communications-Based Train Control) nas linhas Azul, Verde e Amarela, que inclui a aquisição de 14 novas unidades triplas (42 carruagens). Está ainda prevista a adaptação de 70 unidades triplas existentes ao novo sistema de sinalização.

Investimento na Modernização

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114,5milhões de euros

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Novosistema de sinalização – Communications – Based Train Control (CBTC)

14novas unidades triplas
(42 carruagens)

70unidades triplas
ao novo sistema

Vantagens

  • Nos novos comboios:
    • melhor acessibilidade para clientes de mobilidade condicionada
    • Sistema de comunicação com os clientes com informação variável e flexível
    • Sistemas de segurança e videovigilância mais modernos
    • Sistema avançado de supervisão técnica do comboio em linha
  • Melhoria da oferta de comboios e qualidade de serviço do Metropolitano de Lisboa
  • Maior velocidade de circulação dos comboios

Novas carruagens

As carruagens terão janelas amplas, painéis de portas e áreas de intercirculação com elevado espaço livre, que possibilitarão que as entradas e saídas se efetuem de forma expedita.

O salão de passageiros também estará concebido para maximizar o espaço disponível, cumprindo, ao mesmo tempo, os requisitos dos lugares sentados, cuja distribuição será feita com base numa disposição longitudinal.

O fornecimento das novas carruagens terá entregas faseadas. O plano de trabalhos da proposta prevê que a primeira unidade tripla (3 carruagens) seja entregue no 2.º semestre de 2022, sendo a entrega da 14.ª e última unidade tripla prevista para o final de 2023*.

*Datas pendente do Visto Prévio do Tribunal de Contas, uma vez que a adjudicação só poderá ser efetuada após envio do mesmo.

Exterior da carruagem
Interior da carruagem
Interior da carruagem

Novo sistema de sinalização

A aposta nos novos sistemas CBTC (Communications-Based Train Control), substituindo um sistema obsoleto da década de 70, vai permitir um controlo contínuo do movimento dos comboios e um aumento da frequência e da regularidade dos mesmos, garantindo, de um modo mais eficaz, a oferta de comboios em número e frequências mais adaptados às necessidades do serviço público e com segurança acrescida.

Estas novas aquisições representam um salto qualitativo na operação, na programação e na gestão da rede do Metropolitano de Lisboa que permitirão melhorar a qualidade do serviço prestado.

Novo sistema de sinalização