Modernização

O projeto de Modernização da rede do Metropolitano de Lisboa prevê um investimento de 114,5 milhões de euros num novo sistema de sinalização ferroviária CBTC (Communications-Based Train Control) nas linhas Azul, Verde e Amarela, que inclui a aquisição de 14 novas unidades triplas (42 carruagens). Está ainda prevista a adaptação de 70 unidades triplas existentes ao novo sistema de sinalização.

Investimento na Modernização

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114,5milhões de euros

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Novosistema de sinalização – Communications – Based Train Control (CBTC)

14novas unidades triplas
(42 carruagens)

70unidades triplas
ao novo sistema

Novas carruagens

O Metropolitano de Lisboa recebeu no dia 9 de agosto de 2024 a primeira das 14 unidades triplas (42 carruagens) adquiridas no âmbito do Plano de Expansão e Modernização iniciado com as obras da Linha Circular, ao Agrupamento Stadler Rail Valencia, S.A.U./ Siemens Mobility Unipessoal.

Como principais vantagens para o cliente podemos especificar:

  1. Janelas amplas, painéis de portas e áreas de intercirculação com elevado espaço livre que possibilitarão que as entradas e saídas se efetuem de forma expedita
  2. Salão de passageiros concebido para maximizar o espaço disponível, cumprindo, simultaneamente, os requisitos dos lugares sentados, cuja distribuição será feita com base numa disposição longitudinal
  3. Cada unidade tripla dispõe de 90 lugares sentados, sendo 30 assentos prioritários, facilmente identificáveis por serem de uma cor diferente
  4. Carruagens com mais espaço no salão e passageiros possibilitando o transporte de um número mais elevado de clientes e em condições de maior comodidade
  5. Cada unidade tripla tem espaço para fixar duas cadeiras de rodas
  6. As portas das unidades triplas não possuem rampas ou declives para facilitar a mobilidade dos utilizadores de cadeiras de rodas
  7. Com vista a garantir a estabilidade, o espaço para cadeira de rodas foi concebido para estar orientado no sentido da circulação.

Além da aquisição destas novas 14 Unidades Triplas, o Metropolitano de Lisboa lançou no final de 2023 um outro concurso público internacional para a compra de mais 24 novas unidades triplas (72 carruagens) para reforço da frota existente, face à expansão da rede do Metropolitano de Lisboa. Este investimento conta com a opção de aquisição de mais 12 unidades triplas (36 carruagens), com o preço base de 138 milhões de euros.

A opção de adquirir mais 12 unidades triplas prende-se com a necessidade de vir a substituir, de forma contínua, o material circulante que se encontra em fim de vida, procurando, desta forma, assegurar-se as condições de flexibilidade e interoperacionalidade de toda a frota.

O fornecimento das novas carruagens terá entregas faseadas em 2024.

Transporte da 1ª unidade tripla em três camiões TIRTransporte da 1ª unidade tripla em três camiões TIR
Chegada da 1ª unidade tripla ao Parque Material e Oficinas IIIChegada da 1ª unidade tripla ao Parque Material e Oficinas III
Grua retira uma das carruagens do camião TIRGrua retira uma das carruagens do camião TIR
Grua retira uma das carruagens do camião TIRGrua retira uma das carruagens do camião TIR
Grua retira uma das carruagens do camião TIRGrua retira uma das carruagens do camião TIR
Deslocação de uma das carruagens para o espaço das oficinasDeslocação de uma das carruagens para o espaço das oficinas
Caruagem da unidade tripla na oficinaCaruagem da unidade tripla na oficina

Novo sistema de sinalização

A aposta nos novos sistemas CBTC (Communications-Based Train Control), substituindo um sistema obsoleto da década de 70, vai permitir um controlo contínuo do movimento dos comboios e um aumento da frequência e da regularidade dos mesmos, garantindo, de um modo mais eficaz, a oferta de comboios em número e frequências mais adaptados às necessidades do serviço público e com segurança acrescida.

Estas novas aquisições representam um salto qualitativo na operação, na programação e na gestão da rede do Metropolitano de Lisboa que permitirão melhorar a qualidade do serviço prestado.

Novo sistema de sinalização
Novo sistema de sinalização