A partir deste sábado, dia 1 de junho, a Câmara Municipal de Lisboa, em colaboração com o Metropolitano de Lisboa, vai proceder à reposição de duas vias em cada sentido na Avenida 24 de Julho.
Numa altura em que os trabalhos em curso das obras da Linha Circular do Metropolitano de Lisboa já o permitem, e apesar de ser, ainda, um desenho provisório, a 24 de Julho vai voltar a contar com 4 faixas de circulação, além do corredor BUS que volta a ser segregado. Esta operação será feita de forma gradual ao longo do dia.
Nesta operação, será reaberta à circulação a Praça Duque da Terceira (Cais do Sodré), onde vai voltar a ser possível o cruzamento central da praça.
Na Avenida 24 de Julho, o corredor BUS, entre o Largo de Santos e a Praça D. Luís l, que nos últimos tempos se encontrava partilhado com circulação rodoviária, vai voltar a ser segregado, o que vai permitir melhorar a velocidade comercial dos transportes públicos.
Esta reabertura visa facilitar o acesso a quem precisa de se deslocar para a “baixa” ou para o centro da cidade por razões pessoais e profissionais. Tal como foi instituído em abril de 2023, todo o tráfego de atravessamento deve ser dirigido para a “5ª circular”, uma rota alternativa ao centro da cidade.