No que concerne ao Projeto de Modernização da Rede do Metropolitano de Lisboa, e na sequência da receção do visto prévio por parte do Tribunal de Contas, o Metropolitano de Lisboa tem já em execução de contrato a aquisição de um novo sistema de sinalização ferroviária CBTC (Communications-Based Train Control), nas linhas Azul, Verde e Amarela, e a aquisição de 14 novas unidades triplas (42 carruagens), bem como a adaptação de 70 unidades triplas já existentes a este novo sistema.
Com um investimento de 114,5 milhões de euros e assente num contrato com prazo global de setenta e sete meses, este novo projeto visa melhorar a qualidade do serviço prestado pelo Metropolitano de Lisboa e dar resposta às exigências e expetativas dos seus utilizadores, reforçando a sua posição como transportador estruturante na Área Metropolitana de Lisboa.
As novas carruagens estarão devidamente equipadas, dispondo de um sistema de comunicação que possibilitará ter acesso a informação em tempo real, um sistema de segurança e videovigilância mais modernos, bem como sistemas operativos e supervisão técnica mais avançados. O seu fornecimento será realizado de forma faseada, ajustando-se as entregas às necessidades do ML.
Já a aposta nos novos sistemas CBTC (Communications-Based Train Control) contribuirá, por sua vez, para um maior controlo da velocidade dos comboios e um aumento da frequência dos mesmos, garantindo uma maior oferta de transportes públicos, um maior equilíbrio na taxa de ocupação das carruagens e a redução dos tempos de deslocação.
O Metropolitano de Lisboa tem ainda previsto um vasto plano de intervenções com vista a melhorar as condições de funcionamento da rede, de modo a proporcionar uma melhor mobilidade a todos os cidadãos, incluindo os que têm mobilidade condicionada.
Consulte o ponto de situação deste projeto para ter acesso a informação atualizada.