O Metropolitano de Lisboa e a Estrutura de Missão “RECUPERAR PORTUGAL” celebraram no dia 20 de setembro os contratos de financiamento para a realização dos investimentos para a expansão da linha Vermelha do Metropolitano de Lisboa até Alcântara e a concretização do Metro Ligeiro de Superfície Odivelas/Loures. Estes investimentos estão previstos no Plano de Recuperação e Resiliência 2026 (PRR), que determina o apoio financeiro destinado à sua concretização e operacionalização.
O contrato relativo ao investimento referente à “Expansão da Rede de Metro de Lisboa – Linha Vermelha até Alcântara” fixa um financiamento de 304 milhões de euros. Já o contrato relativo ao “Metro Ligeiro de Superfície Odivelas-Loures” prevê um financiamento de 250 milhões de euros, valores que correspondem, em ambos os projetos, ao custo total do investimento. Estes financiamentos têm um prazo de conclusão em 31 de dezembro de 2025.
O prolongamento da linha Vermelha de São Sebastião a Alcântara terá uma extensão de cerca de 4 quilómetros e 4 novas estações: Amoreiras, Campo de Ourique, Infante Santo e Alcântara, efetuando-se nesta última a ligação à futura Linha Intermodal Sustentável que promoverá a ligação ao concelho de Oeiras (LIOS Ocidental).
O Metro Ligeiro de Superfície Odivelas-Loures terá um total de 18 estações e 12 quilómetros de rede. Esta linha irá estender-se num corredor em “C”, que ligará o Hospital Beatriz Ângelo ao Infantado, com interface e transbordo para Lisboa na Estação de Metropolitano em Odivelas.
Estes investimentos são realizados ao abrigo do PRR 2026 e visam reafirmar o objetivo de continuar a melhorar a mobilidade urbana, na ótica do desenvolvimento sustentável e da descarbonização, com benefícios ambientais associados.