Metropolitano de Lisboa recebe as primeiras novas carruagens

  • Investimento de 72,7 milhões de euros em 14 novas unidades triplas (42 carruagens)
  • Mais conforto e acessibilidade para os clientes
  • Entrada ao serviço está prevista para janeiro de 2025

O Metropolitano de Lisboa recebeu hoje a primeira das 14 unidades triplas (42 carruagens) adquiridas no âmbito do Plano de Expansão e Modernização iniciado com as obras da Linha Circular, ao Agrupamento Stadler Rail Valencia, S.A.U./ Siemens Mobility Unipessoal.

A primeira unidade tripla vinda de Valência percorreu cerca de 900 quilómetros em três dias, transportada em três camiões TIR. Cada carruagem da unidade tripla pesa 30 toneladas, tem 16 metros de comprimento, 2,80 metros de largura e 3,50 metros de altura.

Para se proceder à operação técnica de transferência de cada uma das carruagens dos camiões TIR para o solo sobre o carril da oficina do Metropolitano de Lisboa, foram necessárias duas gruas com 70 toneladas cada, passadas lingas de elevação sob as carruagens para poderem ser levantadas pelas gruas e colocadas sobre os carris.

As novas 42 carruagens representam um investimento de 72,7 milhões de euros. A aquisição destas novas carruagens constitui um avanço significativo no âmbito da inovação e modernização do Metropolitano de Lisboa, com o consequente aumento da qualidade do serviço e da oferta, bem como na melhoria da sua experiência de viagem. Como principais vantagens para o cliente podemos especificar:

  1. Janelas amplas, painéis de portas e áreas de intercirculação com elevado espaço livre que possibilitarão que as entradas e saídas se efetuem de forma expedita
  2. Salão de passageiros concebido para maximizar o espaço disponível, cumprindo, simultaneamente, os requisitos dos lugares sentados, cuja distribuição será feita com base numa disposição longitudinal
  3. Cada unidade tripla dispõe de 90 lugares sentados, sendo 30 assentos prioritários, facilmente identificáveis por serem de uma cor diferente
  4. Carruagens com mais espaço no salão e passageiros possibilitando o transporte de um número mais elevado de clientes e em condições de maior comodidade
  5. Cada unidade tripla tem espaço para fixar duas cadeiras de rodas
  6. As portas das unidades triplas não possuem rampas ou declives para facilitar a mobilidade dos utilizadores de cadeiras de rodas
  7. Com vista a garantir a estabilidade, o espaço para cadeira de rodas foi concebido para estar orientado no sentido da circulação.

Além da aquisição destas novas 14 Unidades Triplas, o Metropolitano de Lisboa lançou no final de 2023 um outro concurso público internacional para a compra de mais 24 novas unidades triplas (72 carruagens) para reforço da frota existente, face à expansão da rede do Metropolitano de Lisboa. Este investimento conta com a opção de aquisição de mais 12 unidades triplas (36 carruagens), com o preço base de 138 milhões de euros.

A opção de adquirir mais 12 unidades triplas prende-se com a necessidade de vir a substituir, de forma contínua, o material circulante que se encontra em fim de vida, procurando, desta forma, assegurar-se as condições de flexibilidade e interoperacionalidade de toda a frota.

A aquisição do novo material circulante, associado ao projeto de expansão e modernização do Metropolitano de Lisboa, constitui um marco relevante para a criação de condições de estabilidade e previsibilidade necessárias à concretização do exigente plano de investimentos em curso e à prossecução de uma estratégia de melhoria contínua e sustentada da qualidade e atratividade do serviço público de transporte de passageiros por metropolitano, alinhada com as políticas públicas de promoção da mobilidade sustentável e com o compromisso de Portugal de atingir a neutralidade carbónica em 2050.

https://drive.google.com/file/d/1ABQk3eE7_sHUy2MGzzYeTR-TtvwrKMVt/view?usp=sharing

Link para vídeo