Metro Ligeiro de Superfície Loures/Odivelas: investimento de 250 milhões de euros (previsto no Plano de Recuperação e Resiliência)

Assinatura do Protocolo de Cooperação

O Metropolitano de Lisboa, a Câmara Municipal de Loures e a Câmara Municipal de Odivelas formalizaram no dia 5 de julho a assinatura do Protocolo de Cooperação para o desenvolvimento de uma rede de Transporte Coletivo em Sítio Próprio (TCSP), em modo de Metro Ligeiro de Superfície (MLS) que ligará os Concelhos de Loures e Odivelas, através da estação de Odivelas do Metropolitano de Lisboa.

O projeto está previsto no Plano de Recuperação e Resiliência, conta com um investimento de 250 milhões de euros e enquadra-se no Plano de Expansão e de Modernização do Metropolitano de Lisboa.

O Protocolo de Cooperação assinado dará início ao estudo, planeamento e concretização de um projeto de expansão da cobertura intermodal da atual linha Amarela do Metropolitano de Lisboa, a partir de Odivelas, nas zonas de maior densidade urbana, com continuidade entre os Concelhos de Loures e Odivelas.

Ainda no âmbito deste Protocolo, competirá ao Metropolitano de Lisboa desenvolver os estudos prévios e a avaliação da viabilidade e conceção desse projeto de mobilidade de transporte, não descurando a sua harmonização com as áreas urbanas envolvidas.

O Metro Ligeiro de Superfície Loures/Odivelas servirá as freguesias de Loures, Santo António dos Cavaleiros e Frielas, no Concelho de Loures, com 10 estações e 6,7 km.

No Concelho de Odivelas, irá servir as freguesias de Póvoa de Santo Adrião, Olival Basto, Odivelas, Ramada e Caneças, com 8 estações e 5,4 km.

Esta linha irá estender-se num corredor em “C”, que ligará os dois términos, o Hospital Beatriz Ângelo e o Infantado (ambos situados no Concelho de Loures), à estação de Odivelas do Metropolitano de Lisboa, situada no Concelho de Odivelas, que funcionará como um interface fundamental para este novo Metro Ligeiro de Superfície.

Com um total de 18 estações e 12,1 km de extensão, servirá uma população de 174 mil habitantes.

O concurso para a empreitada de conceção e construção, bem como para aquisição do material circulante, deverá ocorrer até final do ano de 2022, com data prevista de conclusão da empreitada no último trimestre de 2025.

Este novo Metro Ligeiro de Superfície proporcionará um aumento significativo da qualidade de vida. Trata-se de um projeto ambicioso que prevê consolidar a rede urbana de metropolitano pesado em articulação com o desenvolvimento de novas soluções ligeiras para os subúrbios e zonas limítrofes da cidade de Lisboa.

Este projeto é fundamental para reforçar as redes de transporte coletivo em sitio próprio, aumentando a oferta de serviço público de transportes e reforçando os eixos de ligação de polos de centralidade com relevante concentração de serviços, equipamentos, emprego e habitação.