Jardim da Parada manterá todas as suas caraterísticas, depois das obras de construção da estação de Campo de Ourique
Nos dias 25 e 26 de outubro teve lugar, em Campo de Ourique, uma campanha de rua para a divulgação de informação sobre a construção da futura estação de Campo de Ourique, uma das estações a ser construída no âmbito da expansão da linha Vermelha a Alcântara.
A ação consistiu na distribuição de um folheto com informação sobre a construção da futura estação, a localização dos seus acessos, a informação sobre os parques infantis e esclarecimentos sobre a estrutura arbórea no Jardim da Parada.
A distribuição dos folhetos teve lugar no Jardim da Parada e nos quarteirões circundantes ao jardim. Paralelamente o folheto foi, também, distribuído em todas as caixas de correio dos fregueses e comércios nos arredores do jardim da Parada, em Campo de Ourique.
Construção da estação
- Profundidade: 35 metros e será construída em túnel;
- Estaleiro: ocupará somente 15% da área total do jardim e será montado onde hoje se encontram as instalações sanitárias;
- 2 elevadores: serão as únicas estruturas emergentes no jardim quando a estação abrir ao público e ficarão localizados onde hoje se encontram as instalações sanitárias.
Acessos da estação
- Um acesso na Rua Almeida e Sousa e outro na Rua Francisco Metrass;
- A localização destes acessos potencia a ligação às zonas do bairro de Campo de Ourique de maior densidade habitacional, de serviços e de atividade social.
2 Parques infantis
- Na fase de execução de obra e por questões de segurança, o espaço infantil existente no Jardim da Parada será relocalizado noutra zona da freguesia, a definir pela autarquia;
- Concluída a obra, mantém-se ativo o novo parque e será reposto e modernizado o parque localizado no Jardim da Parada.
Estrutura arbórea
- Não serão abatidas espécies protegidas ou centenárias;
- A construção da estação no subsolo do jardim não terá qualquer interferência com o enraizamento das espécies arbóreas existentes já que, tendo em consideração o seu porte e idade, as mesmas terão uma profundidade máxima de enraizamento de cerca de 6 metros e a perfuração do túnel ocorrerá a uma profundidade de 35 metros;
- O estaleiro para o poço de ataque (local onde entrará a maquinaria para perfurar o túnel e sairão as terras) implicará a retirada de seis lodãos, espécies não classificadas. No final da obra, o jardim manterá 6 lodãos: serão repostos no mesmo local dos anteriores, e os outros 2 serão plantados noutro local do jardim;
- Os 3 exemplares arbóreos classificados existentes terão garantida uma zona de proteção de 20 metros de raio, bem como o acompanhamento ambiental do estado desses exemplares;
- O Metro de Lisboa plantará 50 novas árvores na freguesia de Campo de Ourique, em local a definir entre a CML e a Junta de Freguesia.