O Metropolitano de Lisboa aprovou, no dia 13 de agosto de 2021, o lançamento de concurso público com publicidade internacional para adjudicação da empreitada de projeto e construção dos acabamentos e sistemas no âmbito da concretização do plano de expansão – prolongamento das linhas Amarela e Verde – extensão Rato-Cais do Sodré (Lote 4). O processo de concurso foi lançado a 17 de agosto e publicado em Diário da República de 19 de agosto.
Neste lote 4 encontram-se compreendidos, entre outros, os trabalhos de acabamentos que incluem alvenarias, revestimentos, serralharias, vidraceiro, mobiliário e sinalética, as redes hidráulicas, elétricas, de telecomunicações e de supervisão das instalações técnicas, redes de dados e de segurança, bem como os trabalhos de via-férrea e sistemas de bilhética.
O concurso agora lançado pelo Metro de Lisboa tem um preço base de € 76.513.869,00 acrescido de IVA à taxa legal em vigor. O prazo para apresentação das propostas no âmbito deste concurso é de 90 dias, devendo os trabalhos a realizar prever todas as funcionalidades para a regular operação do Metropolitano na sua rede e, ainda, as condicionantes próprias de uma construção em ambiente urbano, mantendo a rede do metropolitano em exploração.
O plano de expansão do Metropolitano de Lisboa tem como objetivo contribuir para a melhoria da mobilidade na cidade de Lisboa, fomentando a acessibilidade e a conectividade em transporte público, promovendo a redução dos tempos de deslocação e a descarbonização.