Apresentadas duas propostas para o fornecimento de 24 novas unidades triplas (com opção de mais 12)

Investimento para substituição e renovação de material circulante

No âmbito do concurso público internacional para Aquisição de Material Circulante para a Rede do Metropolitano de Lisboa, E.P.E. (24 Unidades de Tração, com opção de mais 12) – Proc. n.º  125/2023-DLO-ML, com o preço-base de 138 milhões de euros (+ iva), foram rececionadas duas propostas:

  • CRRC Tangshan Co., LTD. : € 115.070.000,00
  • Stadler Rail Valencia, S.A.U.: € 134.000.000,00

Este procedimento, cofinanciado por Fundos Europeus e pelo Fundo Ambiental, foi lançado a 30 de novembro de 2023 e tem um prazo de execução do contrato de 54 meses.

O concurso destina-se a dar resposta ao aumento expectável da procura da rede do Metropolitano de Lisboa nos próximos anos face aos novos prolongamentos (linha Circular e linha Vermelha a Alcântara). A opção de adquirir mais doze unidades triplas (36 carruagens) prende-se com a necessidade de vir a substituir, de forma contínua, o material circulante que se encontra em fim de vida, procurando, desta forma, assegurar-se as condições de flexibilidade e interoperacionalidade de toda a frota.

O Plano de Expansão do Metropolitano de Lisboa tem como objetivo contribuir para a melhoria da mobilidade na cidade, fomentando a acessibilidade e a conectividade em transporte público, promovendo a redução dos tempos de deslocação, a descarbonização e a mobilidade sustentável.