Apresentadas cinco propostas para a Empreitada do Prolongamento da linha Vermelha a Alcântara

No âmbito do concurso público referente à Empreitada de Conceção e Construção da Extensão da linha Vermelha de São Sebastião a Alcântara com o preço base de 330 milhões de euros, foram rececionadas cinco propostas, com valores entre os 306 e os 345 milhões de euros, a saber:

 

  • FCC Construcción S.A., Contratas Y Ventas, SAU e Alberto Couto Alves, S.A.
  • Teixeira Duarte – Engenharia e Construção, S.A., Casais – Engenharia e Construção S.A., Alves Ribeiro, S.A., Tecnocia  – Sociedade de Empreitadas, S.A., EPOS – Empresa Portuguesa de Obras Subterrâneas, S.A. e Somafel – Engenharia e Obras Ferroviárias, S.A
  • Mota-Engil – Engenharia e Construção e SPIE Batignolles Internacional – Sucursal em Portugal
  • Acciona Construcción, S.A. e Domingos da Silva Teixeira, S.A.
  • Zagope – Construções e Engenharia, SA / COMSA Instalaciones Y Sistemas Industriales, SA / COMSA, SA / Fergrupo – Construções e Técnicas Ferroviárias, SA

Este concurso enquadra-se no âmbito da concretização do plano de expansão da rede do Metropolitano de Lisboa e foi lançado em janeiro de 2023.

Com uma extensão total de cerca de quatro quilómetros, o prolongamento da Linha Vermelha São Sebastião/Alcântara iniciar-se-á a partir da zona já construída, localizada após a estação São Sebastião, através de um troço em túnel construído junto ao Palácio da Justiça. Ao longo do traçado de túnel de via dupla prevê-se a construção de três novas estações subterrâneas – Amoreiras/Campolide, Campo de Ourique e Infante Santo – e uma estação à superfície – Alcântara.

A conclusão deste prolongamento está prevista para o ano 2026, estando enquadrado no Plano de Recuperação e Resiliência 2021-2026, com um financiamento no montante global de € 405 400 000,00 (quatrocentos e cinco milhões e quatrocentos mil euros).

Enquanto projeto estruturante para a Área Metropolitana de Lisboa, o Plano de Expansão do Metropolitano de Lisboa tem como objetivo contribuir para a melhoria da mobilidade na cidade, fomentando a acessibilidade e a conectividade em transporte público, promovendo a redução dos tempos de deslocação, a descarbonização e a mobilidade sustentável.