Obras da linha circular: ponto de situação em agosto de 2021

Acompanhe a evolução dos trabalhos de construção do prolongamento Rato / Cais do Sodré, que resultará na criação de uma linha circular abrangendo as principais zonas centrais de Lisboa.

Estaleiro do Liceu Pedro Nunes

Em curso encontram-se os trabalhos de construção e reforço da estrutura que servirá de apoio ao túnel. Estes trabalhos antecedem o início do processo de escavação do túnel.

Estaleiro da Estrela

Concluídos os trabalhos de construção das paredes de contenção, iniciou-se a escavação do poço de ataque que terá aproximadamente 60m de profundidade. A abertura do poço permitirá a construção da estrutura principal da estação de metro, que inclui as áreas de circulação dos utilizadores, salas técnicas, elevadores, e condutas de ventilação, bem como outros equipamentos eletromecânicos. Estão também em curso os trabalhos de execução do acesso à estação no interior do antigo edifício da farmácia do HME.

Estaleiro do ISEG

Em curso as obras de construção das paredes de contenção que permitirão a abertura do poço de ataque, estrutura base a partir da qual será construído o futuro poço de ventilação que ligará o túnel da extensão à superfície.

Estaleiro do Aterro da Boavista

As sondagens arqueológicas no terreiro junto ao IADE – Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação encontram-se em fase final, ao abrigo da contenção materializada pelas futuras paredes moldadas do túnel. As mesmas farão parte da estrutura definitiva da futura galeria do Metropolitano de Lisboa entre as estações Cais do Sodré e Santos. Os trabalhos de sondagens descobriram, ainda, a parte superficial de várias estacas na ala Sul da escavação, denotando-se alinhamento entre elas. Presume-se que esta estrutura sustentaria algum tipo de passadiço.