Foi recebida no dia 17 de maio nas instalações do Metropolitano de Lisboa a terceira unidade tripla (UT) da nova série ML 20, no âmbito do plano de modernização da frota de material circulante da empresa e de reforço da oferta de transporte.
A primeira unidade tripla, recebida em 9 de agosto de 2024, correspondeu ao protótipo desta nova série, tendo sido sujeita a um extenso programa de ensaios e testes dinâmicos, tanto em oficina como na rede, com o objetivo de aferir a sua compatibilidade com os requisitos operacionais e técnicos do sistema. Desta fase resultaram melhorias que foram incorporadas em fábrica nas unidades subsequentes.
Assim, a segunda UT recebida em 17 de abril do corrente e a terceira UT hoje recebida já incorporam os aperfeiçoamentos técnicos identificados, prevendo-se que as restantes unidades triplas da série ML 20 sejam entregues até ao final do corrente ano.
As 14 unidades triplas da série ML 20 proporcionam maior conforto e acessibilidade, integram sistemas digitais de informação ao cliente, soluções avançadas de segurança e videovigilância e incluem a nova tecnologia de sinalização CBTC. Este sistema permitirá um controlo contínuo da circulação, contribuindo para o aumento da frequência, regularidade e segurança da operação, em linha com as exigências de um serviço público de transporte moderno e eficiente.