Modernização
O projeto de Modernização da rede do Metropolitano de Lisboa prevê um investimento de 114,5 milhões de euros num novo sistema de sinalização ferroviária CBTC (Communications-Based Train Control) nas linhas Azul, Verde e Amarela, que inclui a aquisição de 14 novas unidades triplas (42 carruagens). Está ainda prevista a adaptação de 70 unidades triplas existentes ao novo sistema de sinalização.
Investimento na Modernização
114,5milhões de euros |
||
Novosistema de sinalização – Communications – Based Train Control (CBTC) |
14novas unidades triplas
|
70unidades triplas
|
Novas carruagens
O Metropolitano de Lisboa recebeu no dia 9 de agosto de 2024 a primeira das 14 unidades triplas (42 carruagens) adquiridas no âmbito do Plano de Expansão e Modernização iniciado com as obras da Linha Circular, ao Agrupamento Stadler Rail Valencia, S.A.U./ Siemens Mobility Unipessoal.
Como principais vantagens para o cliente podemos especificar:
- Janelas amplas, painéis de portas e áreas de intercirculação com elevado espaço livre que possibilitarão que as entradas e saídas se efetuem de forma expedita
- Salão de passageiros concebido para maximizar o espaço disponível, cumprindo, simultaneamente, os requisitos dos lugares sentados, cuja distribuição será feita com base numa disposição longitudinal
- Cada unidade tripla dispõe de 90 lugares sentados, sendo 30 assentos prioritários, facilmente identificáveis por serem de uma cor diferente
- Carruagens com mais espaço no salão e passageiros possibilitando o transporte de um número mais elevado de clientes e em condições de maior comodidade
- Cada unidade tripla tem espaço para fixar duas cadeiras de rodas
- As portas das unidades triplas não possuem rampas ou declives para facilitar a mobilidade dos utilizadores de cadeiras de rodas
- Com vista a garantir a estabilidade, o espaço para cadeira de rodas foi concebido para estar orientado no sentido da circulação.
Além da aquisição destas novas 14 Unidades Triplas, o Metropolitano de Lisboa lançou no final de 2023 um outro concurso público internacional para a compra de mais 24 novas unidades triplas (72 carruagens) para reforço da frota existente, face à expansão da rede do Metropolitano de Lisboa. Este investimento conta com a opção de aquisição de mais 12 unidades triplas (36 carruagens), com o preço base de 138 milhões de euros.
A opção de adquirir mais 12 unidades triplas prende-se com a necessidade de vir a substituir, de forma contínua, o material circulante que se encontra em fim de vida, procurando, desta forma, assegurar-se as condições de flexibilidade e interoperacionalidade de toda a frota.
O fornecimento das novas carruagens terá entregas faseadas em 2024.
Novo sistema de sinalização
A aposta nos novos sistemas CBTC (Communications-Based Train Control), substituindo um sistema obsoleto da década de 70, vai permitir um controlo contínuo do movimento dos comboios e um aumento da frequência e da regularidade dos mesmos, garantindo, de um modo mais eficaz, a oferta de comboios em número e frequências mais adaptados às necessidades do serviço público e com segurança acrescida.
Estas novas aquisições representam um salto qualitativo na operação, na programação e na gestão da rede do Metropolitano de Lisboa que permitirão melhorar a qualidade do serviço prestado.