Investimento para substituição e renovação de material circulante
O Metropolitano de Lisboa lançou hoje, dia 30 de novembro, com a presença do Secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Jorge Delgado, um Concurso Público Internacional, com publicação no Jornal Oficial da União Europeia (JOUE), nos termos do regime fixado no Código dos Contratos Públicos, para a aquisição de 24 novas unidades triplas (72 carruagens), com opção de mais 12 (36 carruagens) tendo em vista o reforço do material circulante afeto à rede do Metropolitano de Lisboa.
O preço base do presente procedimento é de 138 (cento e trinta e oito) milhões de euros, a que acresce o IVA à taxa legal em vigor, cofinanciado por fundos europeus e pelo Fundo Ambiental.
Os concorrentes têm um prazo de 90 dias para apresentação de propostas, contados da data do envio do anúncio para publicação no Jornal Oficial da União Europeia (JOUE).
O lançamento deste concurso público destina-se a dar resposta ao aumento expectável da procura da rede do Metropolitano de Lisboa nos próximos anos face aos novos prolongamentos (linha Circular e linha Vermelha a Alcântara). A opção de adquirir mais doze unidades triplas (36 carruagens) prende-se com a necessidade de vir a substituir, de forma contínua, o material circulante que se encontra em fim de vida, procurando, desta forma, assegurar-se as condições de flexibilidade e interoperacionalidade de toda a frota.
O Plano de Expansão do Metropolitano de Lisboa tem como objetivo contribuir para a melhoria da mobilidade na cidade, fomentando a acessibilidade e a conectividade em transporte público, promovendo a redução dos tempos de deslocação, a descarbonização e a mobilidade sustentável.