O Metropolitano de Lisboa vai colocar em prática mais um conjunto de medidas para mitigar os constrangimentos causados com o encerramento provisório da estação Telheiras e do troço Campo Grande/ Cidade Universitária, a saber:
- Retoma da circulação de comboios com 6 carruagens na linha Verde, no dia 20 de junho, podendo esta data ser, ainda, antecipada, caso existam condições operacionais para o efeito;
- Início da circulação de comboios com 4 carruagens no troço Odivelas/Campo Grande da linha Amarela, no dia 20 de junho (o troço Cidade Universitária e Rato continua a funcionar com comboios de 6 carruagens);
- Reforço de equipas com pessoal próprio e com recurso a vigilantes na estação do Campo Grande e noutras que se justifiquem, para ajudar a circulação das pessoas para a entrada e saída dos passageiros das composições;
- Autocarro em modo vaivém entre Cidade Universitária e Campo Grande para servir clientes do Metropolitano de Lisboa, nos dias de jogo no Estádio José Alvalade (13 e 21 de maio) e na Bênção de Finalistas (20 de maio). Os horários de funcionamento destes serviços podem ser consultados em metrolisboa.pt e nos demais canais de comunicação do Metropolitano de Lisboa.
Desde o dia 02 de maio, data do encerramento destes troços, o Metropolitano de Lisboa vem desenvolvendo ações no sentido de aumentar o número e a frequência dos comboios, dentro dos limites da capacidade do sistema, passando nas horas de ponta da manhã e da tarde de 9 para 12 comboios na linha Verde, tentando cumprir um intervalo máximo de 3’30’’.
O Metropolitano articulou previamente com a CML, Carris e TML, a implementação de medidas que permitissem mitigar os efeitos da intervenção. A Carris reforçou as carreiras nos eixos mais afetados pelas interrupções em curso, tendo sido efetuado reforço nas seguintes carreiras:
Carreiras Carris | Horário Reforço | Percurso |
767 | 07h00 e 21h00 | Colégio Militar – Praça de Londres |
738 | 07h00 e 21h00 | Cidade Universitária – Largo do Rato |
736 | 05h00 às 24h00 | Lumiar – Campo Pequeno e Odivelas – Rossio (percurso integral) |
Foi também prolongado o percurso da carreira 778 da Carris, de Campo Grande até à Cidade Universitária.
O Metropolitano de Lisboa continuará a monitorizar detalhadamente a execução da obra e o movimento diário de passageiros nestas novas condições de operação, por forma a identificar e implementar soluções adicionais que permitam atenuar os impactos para os seus clientes.
A normal circulação nas linhas Amarela e Verde será retomada às 06h30 do dia 8 de julho de 2023.
O Metropolitano de Lisboa lamenta os transtornos causados até ao momento, mas reafirma que estes constrangimentos no funcionamento do serviço de transporte são imprescindíveis para permitir a execução de trabalhos que, pela sua natureza e complexidade, não são compatíveis com a circulação dos comboios.
A linha Circular, a inaugurar no final de 2024, é um projeto estruturante para a cidade de Lisboa e para a melhoria das acessibilidades e das conetividades, uma vez que a rede prevista possibilita o desenvolvimento de uma nova circularidade interna, materializando uma plataforma de distribuição de elevada frequência e conectando, de forma mais eficiente, os serviços metropolitanos.
Este projeto, associado aos demais previstos no Plano de Expansão e Modernização da rede do Metropolitano de Lisboa reorganizará a mobilidade metropolitana, com um efetivo aumento do número de utilizadores do transporte público e uma diminuição de utilização de transporte individual, com ganhos ambientais significativos e o aumento da qualidade do serviço que o Metropolitano de Lisboa presta aos seus clientes.
Informações adicionais sobre as interrupções em metrolisboa.pt.