Metropolitano de Lisboa continua a modernizar e expandir a sua rede

Linha circular. Lote 2. Avenida D. Carlos I com trânsito condicionado

Estação Santos entra em nova fase de construção. Condicionamento de trânsito na Avenida D. Carlos I

No âmbito da concretização do plano de expansão da rede do Metropolitano de Lisboa para o prolongamento das linhas Amarela e Verde Rato/Cais do Sodré, o Metropolitano de Lisboa vai iniciar uma nova fase na construção da estação Santos, que implica constrangimentos na circulação nas imediações desta zona da cidade.

Assim, a partir do dia 26 de abril, e até final de dezembro de 2024, será interrompido o trânsito rodoviário na Avenida D. Carlos I, na zona do Largo Vitorino Damásio, nos quarteirões entre a Rua da Boavista e a Rua D. Luís I.

O Metropolitano de Lisboa recomenda que, sempre que possível, seja evitada a circulação na zona de influência das obras, devendo utilizar-se percursos alternativos que não sejam afetados pelos constrangimentos dos referidos trabalhos.

Durante este período, a circulação rodoviária será interrompida ao tráfego em geral na zona ribeirinha e Av. 24 de Julho, entre a Av. Infante Santo e a Av. Mouzinho de Albuquerque, em ambos os sentidos.

 

Desvio pela 5ª Circular

Av. Infante Santo l Estrela l Rato l Alexandre Herculano l Conde Redondo l Av. Almirante Reis l Praça do Chile l Morais Soares l Paiva Couceiro l Av. Mouzinho de Albuquerque (em ambos os sentidos).

A circulação, entre a Av. Infante Santo e a Av. Mouzinho de Albuquerque, em ambos os sentidos, estará reservada apenas a TRÂNSITO LOCAL.

O acesso à Rua da Esperança só é permitido a residentes e transportes públicos.

 

Percursos Alternativos:

  • Destino Cais do Sodré: Acesso em Algés ou em Alcântara pela Av. Brasília e Rua Cintura do Porto de Lisboa.
  • Destino Praça D. Luís l: Acesso ao Corredor BUS no Largo de Santos que será partilhado, nesse troço, com o transporte público.
  • Destino Rua da Esperança: Apenas podem aceder residentes e transportes públicos

Mapa com os percursos alternativos

 

O Metropolitano de Lisboa lamenta, desde já, os transtornos que estes condicionamentos e desvios de trânsito possam vir a causar nas rotinas diárias da população em geral por ocorrerem numa zona de grande densidade de tráfego.

Estes trabalhos são decisivos para a concretização da estação Santos do projeto de expansão da rede do Metropolitano de Lisboa, que será uma realidade no final de 2024.

A expansão da rede do Metropolitano de Lisboa em curso é um projeto estruturante para a cidade de Lisboa e para a melhoria das acessibilidades e das conetividades, uma vez que a rede prevista possibilitará o desenvolvimento de uma nova circularidade interna, materializando uma plataforma de distribuição de elevada frequência e conectando, de forma mais eficiente, os serviços metropolitanos.

Este projeto, associado aos demais previstos no Plano de Expansão e Modernização da rede do Metropolitano de Lisboa – prolongamento da linha Vermelha São Sebastião/Alcântara, construção da linha de Metro Ligeiro de Superfície Loures/Odivelas, novo sistema de sinalização ferroviária CBTC e aquisição de nova frota de material circulante – reorganizará a mobilidade metropolitana, com um efetivo aumento do número de utilizadores do transporte público e uma diminuição de utilização de transporte individual, com ganhos ambientais significativos e o aumento da qualidade do serviço que o Metropolitano de Lisboa presta aos seus clientes.

Transporte público eficiente e moderno, combate ao congestionamento automóvel, incentivo a formas de mobilidade sustentáveis, redução de emissões de CO2 e melhoria da qualidade de vida são os benefícios que o Metropolitano de Lisboa vai oferecer a quem vive, trabalha e visita a cidade.

Diagrama da 5ª circular