Fundos europeus

Linha circular

Diagrama linha circular

Fichas de projeto da linha Circular

Data de Início: novembro de 2018
Previsão de conclusão do projeto: 2º trimestre de 2026
Custo da Empreitada: 331.429.066,00 €
Custo total do Investimento (empreitada, CBTC e Modernização de 26 Uts): 344.186.746,34 €

 

 

 

2ª Fase de financiamento – Sustentável 2030

Financiamento linha Circular

1ª Fase de financiamento – POSEUR

1ª Fase de financiamento - POSEUR

 

Expansão da linha vermelha

Realizado por

Logotipo da República Portugesa (Ministério do Ambiente e Ação Climática) e Metropolitano de Lisboa

Cofinanciado por

Entidades financiadoras da expansão da linha vermelha
Diagrama linha vermelha
Designação do projeto Expansão da rede de Metro de Lisboa-Linha Vermelha até Alcântara
Código do projeto TC-C15-i01
Objetivo principal Mobilidade sustentável, melhoria dos sistemas de transporte coletivo, descarbonização do setor dos transportes, investimento do prolongamento da linha Vermelha do Metropolitano de Lisboa (ML), que atualmente liga a estação Aeroporto à estação São Sebastião. Alcântara constutir-se-á como um novo importante interface de transportes, articulando com os serviços ferroviários suburbanos, o qual irá contribuir para a melhoria significativa da mobilidade na Área Metropolitana de Lisboa.
Região de intervenção Lisboa (Amoreiras, Campo de Ourique, Infante Santo e Alcântara)
Entdade Beneficiária Metropolitano de Lisboa E.P.E.
Data de aprovação set/21
Data de início 2021/T1
Previsão de conclusão do projeto 31/12/2025
Custo total elegível 405 400 000 €
Apoio financeiro da União Europeia 357 500 000 €
Apoio financeiro público nacional/regional 47 900 000 €

Linha violeta

Realizado por

Logotipo da República Portugesa (Ministério do Ambiente e Ação Climática) e Metropolitano de Lisboa

Cofinanciado por

Entidades financiadoras da expansão da linha vermelha
Diagrama da futura linha violeta
Designação do projeto Metro Ligeiro de Superfície Odivelas-Loures
Código do projeto TC-C15-i03
Objetivo principal Mobilidade sustentável, melhoria dos sistemas de transporte coletivo, descarbonização do setor dos transportes, oferta de transporte público coletivo, mais eficiente, atrativa e ambientalmente sustentável, com especial incidência em zonas urbanas de maior densidade populacional, zona norte da AML, promovendo a redução de dependência do transporte individual e contribuindo para a redução de emissões de GEE
Região de intervenção Zona norte da AML (Lisboa, Loures e Odivelas)
Entdade Beneficiária Metropolitano de Lisboa E.P.E.
Data de aprovação 1 Setembro/2021
Data de aprovação 2 Novembro/2023
Data de início 2021/T1
Previsão de conclusão do projeto 31/12/2026
Custo total elegível 527 300 000 €
Apoio financeiro da União Europeia 390 000 000 €
Apoio financeiro público nacional/regional 137 300 000 €