O Contrato de Empreitada de Conceção e Construção do Prolongamento da Linha Vermelha entre São Sebastião e Alcântara foi assinado no dia 22 de dezembro de 2023 e iniciou a respetiva vigência no dia 22 de maio de 2024.
Entre os meses de julho, agosto e setembro, encontram-se a decorrer trabalhos de sondagens geológico-geotécnicas, hidrogeológicas, ambientais e arqueológicas, com o objetivo de reconhecer as condições locais confinantes com a futura infraestrutura do Metropolitano de Lisboa, no âmbito da elaboração do Relatório de Conformidade Ambiental – Descritor Património Cultural – do Projeto de Execução, em cumprimento das determinações da DIA – Declaração de Impacte Ambiental, relativas ao património cultural e conforme plano de trabalhos arqueológicos que deverão constar do RECAPE – Relatório de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução.
No dia 22 de agosto, o Conselho de Administração do Metropolitano de Lisboa, representado pela Eng,ª Maria Helena Campos e pela Dra. Sónia Páscoa, participaram numa visita técnica ao Baluarte do Livramento, onde decorrem estes trabalhos de sondagens arqueológicas, onde foi possível observar diversos objetos históricos encontrados durante as escavações, bem como achados arqueológicos e vestígios urbanísticas que foram utilizados na zona envolvente do Baluarte do livramento ao longo dos anos.
Estas marcas históricas têm vindo a passar desapercebidas durante anos, tendo sido desvalorizadas do ponto de vista do seu valor histórico.
Estas sondagens permitem recuperar, classificar, valorizar e preservar os grandes momentos da história desta área de Alcântara com o devido respeito pela memória da história.