Pode consultar toda a documentação técnica relacionada com o processo de expansão do Metropolitano de Lisboa, para prolongamento entre a Estação Rato (Linha Amarela) e a Estação Cais do Sodré (Linha Verde), incluindo as novas ligações nos Viadutos do Campo Grande, no site da Agência Portuguesa do Ambiente.
Histórico da Expansão
Em março de 2017, foi realizado pelo Metropolitano de Lisboa o estudo “Plano de Expansão do Metropolitano de Lisboa – Ligação das Linhas Verde e Amarela Rato – Cais do Sodré – Estudo de Viabilidade, Memória Descritiva e Justificativa”.
Em dezembro de 2017, foi realizado o estudo externo pela VTM para “Previsões de tráfego para duas alternativas de prolongamento da Rede do Metropolitano de Lisboa em três cenários macroeconómicos”, sendo que as duas alternativas, então consideradas, constituíam dois investimentos da mesma ordem de grandeza em termos financeiros.
Estes estudos apontaram como prioritário o prolongamento da linha Amarela entre o Rato e o Cais do Sodré, sob a forma de uma linha circular da zona central da cidade de Lisboa, face aos restantes prolongamentos propostos, nomeadamente S. Sebastião / Campo de Ourique, concluindo-se, no âmbito do prolongamento Rato/Cais do Sodré, como sendo a opção em anel envolvente a economicamente mais viável.
O estudo foi realizado para as duas alternativas de prolongamento da rede estudadas:
- o Rato/Cais do Sodré o S. Sebastião/Campo de Ourique
Para o prolongamento Rato/Cais do Sodré, estudaram-se duas hipóteses de traçado/operação:
- Possibilidade de operar como uma linha circular
- Possibilidade de operar com duas linhas independentes
Os estudos de análise de viabilidade financeira e económica e a matriz comparativa entre o prolongamento da linha Amarela Rato/Cais do Sodré e o prolongamento da linha Vermelha São Sebastião/Campo de Ourique, também realizados, concluíram pela prioridade da expansão Rato/Cais do Sodré e, nesta opção, as conclusões do estudo consubstanciaram os melhores resultados de tráfego para o prolongamento da linha Amarela entre o Rato e o Cais do Sodré, através da opção de uma linha circular, conforme se pode verificar no quadro 1.
Rato / Cais do Sodré | S. Sebastião / Campo de Ourique | |||
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Linhas independentes | Linha Circular | 3 estações | 2 estações | |
Movimento nas novas estações | ||||
Estrela | 3 439 030 | 3 736 870 | - | - |
Santos | 2 209 345 | 2 594 420 | - | - |
Campolide | - | - | - | |
Amoreiras | - | - | 1 861 500 | 2 354 250 |
Campo de Ourique | - | - | 2 586 025 | 3 594 155 |
Total | 5 648 375 | 6 331 290 | 6 858 715 | 5 948 405 |
Impactes modo a modo (p. km) | ||||
Metro | 38 588 895 | 47 837 630 | 37 511 415 | 31 241 445 |
Bus | -23 522 060 | -27 424 640 | -12 889 975 | -7 304 015 |
Rail | 3 651 095 | 9 021 340 | -4 714 705 | -10 128 385 |
Ferry | 935 860 | 1 322 760 | 364 635 | 36 135 |
Car | -17 924 420 | -18 755 525 | -8 747 590 | -4 250 790 |
Impactes rede ML | ||||
Acréscimo de passageiros (nº.) | 5 872 485 | 8 933 010 | 4 267 580 | 3 045 925 |
Acréscimo de passageiros (%) | 3,3% | 5,0% | 1,8% | 2,4% |
Acréscimo de p.km (nº.) | 38 588 895 | 47 837 630 | 37 511 415 | 31 241 445 |