Bênção das imagens da Santa Bárbara nos estaleiros de obra da linha circular

Realizou-se, a 28 de maio pelas 18h00, a bênção das imagens da Santa Bárbara nos três estaleiros das obras do Metropolitano de Lisboa referentes ao Lote 1, Lote 1 – Execução dos toscos entre o término da Estação Rato e a Estação Santos.

A cerimónia de bênção das imagens da Santa, teve organização pelo empreiteiro Zagope, foi presidida pelo Senhor Bispo das Forças Armadas, Sua Reverência D. Rui Valério, e contou com a presença do Conselho de Administração do Metropolitano de Lisboa e trabalhadores afetos à obra em questão.

A bênção das três imagens teve início no estaleiro do Metro de Lisboa localizado na Escola Secundária Pedro Nunes (Av. Álvares Cabral). Seguiu-se uma pequena procissão, acompanhada pelas outras duas imagens, uma até ao estaleiro da Estrela, onde se deixou a segunda Santa, e a última foi entregue no estaleiro que se encontra inserido nas instalações do ISEG (Rua Miguel Lupi).

Por se tratarem de três frentes de obra, três imagens foram benzidas, uma para proteção de cada túnel que começa a ser escavado a partir dos atuais estaleiros existentes, de forma a proteger a construção do novo prolongamento do Metropolitano de Lisboa. No seu discurso, o Senhor Bispo das Forças Armadas destacou a importância do Metro como um potencializador da qualidade de vida dos cidadãos: “O trabalho e a dedicação dos trabalhadores não dão apenas uma viagem mais confortável às pessoas. O Metropolitano de Lisboa proporciona uma melhor e superior qualidade de vida, que depois se vai traduzir em tempo a mais para a família, lazer, estudo, diversão, e para viver”.

No estaleiro situado nas instalações da Escola Secundária Pedro Nunes, a Santa Padroeira já pode acompanhar a descida do equipamento de escavação pelo poço de ventilação, que viria a ser efetuada no dia seguinte, já com a Sua bênção.

A Santa Bárbara é a protetora daqueles que trabalham no subsolo, já que foi numa gruta que pediu ajuda a Deus para que o seu pai a apoiasse na sua conversão ao cristianismo. Ela é venerada, igualmente, pelos mineiros e artilheiros, sendo igualmente invocada a protetora dos por ocasião de tempestades, raios e trovões.