9 de agosto de 2024, será uma data histórica e para memória futura do Metropolitano de Lisboa. Na madrugada deste dia , a empresa rececionou a primeira unidade tripla do novo material circulante adquirido ao agrupamento Simenes/Stadler, no âmbito do contrato de modernização e do plano de expansão da rede.
A primeira unidade tripla vinda de Valência percorreu cerca de 900 quilómetros em três dias, transportada em três camiões TIR. Cada carruagem da unidade tripla pesa 30 toneladas, tem 16 metros de comprimento, 2,80 metros de largura e 3,50 metros de altura.
Para se proceder à operação técnica de transferência de cada uma das carruagens dos camiões TIR para o solo sobre o carril da oficina do Metropolitano de Lisboa, foram necessárias duas gruas com 70 toneladas cada, passadas lingas de elevação sob as carruagens para poderem ser levantadas pelas gruas e colocadas sobre os carris.
Para assistir a este marco histórico, esteve presente o Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, a Secretária de Estado da Mobilidade, Cristina Pinto Dias, o Conselho de Administração do ML, para além da comunidade de trabalho e de vários órgão de comunicação social.
A primeira unidade tripla, terá até 15 de agosto a montagem de algumas peças, religação (física e elétrica) e teste da operacionalidade das respetivas ligações. A partir dessa data, a UT ficará apta a ligar à energia de tração.
A 26 de agosto e até 31 de dezembro, serão realizados ensaios dinâmicos em via de ensaios do PMO III, após o que se seguirão os ensaios na rede do ML, fora do horário de exploração, para entrada em exploração ao serviço público de passageiros em janeiro de 2025.
As restantes unidades chegam ao PMO entre setembro de 2024 e fevereiro de 2025.