Reforço da qualidade do serviço prestado – Plano de Modernização da Rede
O Metropolitano de Lisboa concluiu a instalação do novo sistema de sinalização CBTC (Communications-Based Train Control) na Linha Azul.
Iniciou-se um período de testes, realizado através da circulação de comboios sem passageiros, para validação final da infraestrutura e consequente migração do sistema atual para o novo sistema de sinalização.
Trata-se de um investimento previsto no âmbito da modernização da rede do Metropolitano de Lisboa, que inclui igualmente a aquisição de 14 novas unidades triplas (42 carruagens) estando ainda prevista a adaptação de 70 unidades triplas existentes ao novo sistema de sinalização CBTC, por um valor total de 114,5 milhões de euros.
Estas novas aquisições representam um salto qualitativo na operação, na programação e na gestão da rede do Metropolitano de Lisboa e permitirão, consequentemente, melhorar a qualidade do serviço prestado.
A aposta nos novos sistemas CBTC vai permitir um controlo contínuo do movimento dos comboios e um aumento da frequência e da regularidade dos mesmos, garantindo, de um modo mais eficaz, a oferta de comboios em número e frequências mais adaptados às necessidades do serviço público e com segurança acrescida.
O sistema de sinalização CBTC e os novos comboios vão oferecer melhor acessibilidade para clientes de mobilidade condicionada, possibilidade de maior velocidade de circulação dos comboios com o inerente reforço da segurança através de um sistema avançado de supervisão técnica do comboio em linha e sistemas de segurança e videovigilância mais modernos.
O novo sistema de sinalização permite, ainda, uma maior aproximação entre comboios, em segurança, com a indicação exata da localização dos mesmos na rede, contribuindo, desta forma, para a redução dos tempos de espera.
A este investimento, acresce a autorização concedida por uma Resolução do Conselho de Ministros para o Metropolitano de Lisboa lançar um concurso público internacional para a aquisição de mais 24 unidades triplas (72 carruagens), com a opção de compra de mais 12 (36 carruagens), no valor máximo de 140 milhões de euros, concurso já lançado com o preço-base de 138 milhões de euros e que se encontra em fase de apreciação de propostas.
Estes investimentos em novo material circulante destinam-se a responder às necessidades da operação diária, à expansão da rede, com o prolongamento das linhas Verde e Amarela Rato/Cais do Sodré e da linha Vermelha até Alcântara, e para substituir material circulante em fim de vida.
O Plano de Expansão do Metropolitano de Lisboa tem como objetivo contribuir para a melhoria da mobilidade na cidade, fomentando a acessibilidade e a conectividade em transporte público, promovendo a redução dos tempos de deslocação, a descarbonização e a mobilidade sustentável.
Veja como está a evoluir a construção dos novos comboios do Metropolitano de Lisboa aqui:
Construção de novas carruagens e Aquisição de novas unidades triplas