Juntas de freguesia de Campo de Ourique e Alcântara esclareceram questões
No âmbito do plano de expansão da linha vermelha a Alcântara, o Metropolitano de Lisboa, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e cinco Juntas de Freguesia, encontra-se a promover sessões de esclarecimento às populações das freguesias por onde passará o novo traçado de metro da linha Vermelha de S. Sebastião a Alcântara.
Nos dias 8 e 20 de junho, tiveram lugar as sessões de esclarecimento com as Juntas de Freguesia de Campo de Ourique e Alcântara, respetivamente, tendo cada sessão envolvido a participação dos respetivos Presidentes das Juntas de Freguesia, do Vereador da CML, do Diretor do ML da Expansão da linha Vermelha e de cerca de 80 fregueses.
As sessões tem como objetivo a apresentação e o enquadramento do projeto, traçado, caraterísticas das estações, interferências e principais impactes em cada freguesia, dando, posteriormente, espaço a debate com levantamento de dúvidas e questões, pelos participantes.
Através do prolongamento da linha Vermelha de São Sebastião a Alcântara, numa extensão de cerca de 4 km, Lisboa poderá usufruir de mais 4 novas estações: Campolide/Amoreiras, Campo de Ourique, Infante Santo e Alcântara.
Este prolongamento contribuirá para Portugal cumprir o seu plano de neutralidade carbónica. Os números falam por si: um acréscimo de 4,7% de clientes em toda a rede através da procura diária prevista para as quatro novas estações; um acréscimo de 11 milhões de passageiros à rede do Metropolitano de Lisboa no primeiro ano de exploração; menos 3,7 mil viaturas individuais a circular diariamente na cidade; menos 6,2 mil toneladas de CO2 no primeiro ano de operação.
Veja aqui o vídeo sobre o prolongamento da linha Vermelha apresentado nas sessões.