O Metropolitano de Lisboa deu início, em janeiro do corrente ano, às intervenções relativas ao Plano de Expansão da rede que envolve a empreitada de projeto e construção dos toscos, acabamentos e sistemas para o prolongamento das linhas Amarela e Verde, através da construção de dois novos viadutos na zona do Campo Grande.
No âmbito desta empreitada, irá ser montado um estaleiro da obra nos passeios da zona de alargamento do cais nascente da estação Campo Grande, junto à Rua Cipriano Dourado, o qual irá condicionar a circulação pedonal e parte da ciclovia existente nessa zona.
Assim, a partir do dia 03 de março, e até ao final da referida empreitada, verificar-se-ão os seguintes condicionamentos:
- Interdição da circulação pedonal no sentido Lumiar/Campo Grande, junto à zona do estaleiro das obras do Metropolitano de Lisboa na Rua Cipriano Dourado;
- Interdição do troço da ciclovia na Rua Cipriano Dourado, junto à zona do estaleiro;
- Condicionamento dos troços da ciclovia na Rua Cipriano Dourado até ao cruzamento do Campo Grande.
Como alternativa à circulação pedonal e ciclável, o Metropolitano de Lisboa sugere a utilização das passagens de peões que se encontram na zona envolvente ao estaleiro da obra do Metro e do passeio existente, no lado oposto à obra, na Rua Cipriano Dourado. Os utilizadores de modos cicláveis devem efetuar o percurso alternativo com os veículos levados à mão.
Ocorrendo estas intervenções numa zona central de Lisboa, o Metropolitano de Lisboa lamenta, desde já, os transtornos que estes condicionamentos possam vir a causar e informa que os mesmos estarão devidamente sinalizados para segurança dos transeuntes.
A construção da nova linha Circular irá implicar a construção no Campo Grande de dois novos viadutos. Um viaduto de cerca de 158 metros que permitirá “fechar” o anel no Campo Grande e outro novo viaduto de cerca de 428 metros implantado a norte dos viadutos já existentes que fará a ligação do troço Odivelas/Campo Grande da atual linha Amarela à estação de Telheiras (atual linha Verde).