O Metropolitano de Lisboa formalizou no dia 22 de dezembro o início dos trabalhos da Empreitada de Projeto e Construção dos Toscos, Acabamentos e Sistemas no âmbito da concretização do Plano de Expansão da rede – Prolongamento das Linhas Amarela e Verde – Viadutos do Campo Grande (Lote 3).
O auto de consignação foi assinado com o Empreiteiro, Teixeira Duarte – Somafel – Viadutos do Campo Grande, ACE e tem como objeto a construção de dois novos viadutos sobre a Rua Cipriano Dourado e sobre a Av. Padre Cruz, na zona do Campo Grande, prevendo ainda a ampliação da estação do Campo Grande para Nascente.
O contrato foi assinado a 3 de novembro de 2020, pelo preço contratual de € 19.497.608,44 (dezanove milhões quatrocentos e noventa e sete mil seiscentos e oito euros e quarenta e quatro cêntimos), acrescido de IVA à taxa legal em vigor, tendo um prazo global de execução de 698 dias após a sua consignação. Recebeu visto prévio do Tribunal de Contas em fevereiro de 2021, tendo depois sido posteriormente submetido à Agência Portuguesa do Ambiente para avaliação do Relatório de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução (RECAPE) relativo ao projeto deste lote.
O Plano de Expansão do ML prevê o prolongamento da linha em mais 2km de rede. A obra vai ligar o Rato ao Cais do Sodré com duas novas estações: Estrela (localizada em frente à Basílica da Estrela) e Santos (na zona poente do quarteirão definido pela Av. D. Carlos I, Rua das Francesinhas, Rua dos Industriais e Travessa do Pasteleiro). Cria-se desta forma uma nova linha Verde, um anel circular no centro de Lisboa, com inauguração prevista para 2024.