Linha Intermodal Sustentável

O Metropolitano de Lisboa celebrou um protocolo de colaboração com as câmaras municipais de Lisboa, Oeiras e Loures e com a Carris para o estudo, planeamento e concretização do projeto “LIOS, Linha Intermodal Sustentável” nas suas várias vertentes técnicas, ambientais, financeiras e operacionais.

Neste âmbito, existem duas linhas em estudo. A LIOS Ocidental ligará Oeiras a Alcântara e a LIOS Oriental, por sua vez, fará um percurso entre Santa Apolónia a Sacavém.

Após a conclusão do relatório de diagnóstico com a identificação das condicionantes do corredor em estudo e com a identificação de alguns pontos críticos no traçado de referência previamente definido pelos municípios de Lisboa, Loures e Oeiras, estão a ser analisadas em termos de viabilidade de traçado, algumas variantes de itinerários propostas por aqueles municípios e a reposicionar algumas paragens.

Seguir-se-á a fase de estudo de viabilidade global onde se incluirá uma análise comparativa das diferentes variantes parciais, com a intervenção das diferentes especialidades técnicas e considerando os resultados da procura, com vista à escolha do traçado mais vantajoso do ponto de vista ambiental, técnico, económico e social, procedendo-se igualmente à análise de custo/ benefício do empreendimento.

O itinerário selecionado, após aprovação pelas partes, será desenvolvido a nível de Estudo Prévio e objeto de Estudo de Impacte Ambiental.

A extensão total das duas linhas, bem como o número de paragens, dependerá do itinerário que for selecionado.